quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ilha das Flores


"Toda a sociedade que pretende assegurar a liberdade aos homens deve começar por garantir-lhes a existência. "

Léon Blum 

 

Revi este documentário ontem na aula de didática no estágio probatório do concurso do municipio de Sobral.

Vale a pena assistir, nos faz refletir sobre nossas atitudes enquanto seres humanos.

Um choque muitas vezes na realidade em que vivemos...

Quem sabe saiamos do nosso comodismo e aprendamos a valorizar o que temos e compartilhar com quem precisa.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A cada dia um aprendizado.

A verdadeira pedagogia feita com muito amor...a cada dia um aprendizado e uma surpresa.

    É com a frase acima que defino o dia de hoje.
   Fazer o que se tem prazer é de suma importância para qualquer profissional, tudo se torna simples e fácil, realmente prazeroso.
    Termino o dia com a sensação de dever cumprido, em saber que o dia de hoje foi de muito aprendizado e de muita troca. 
   Encontrar no caminho profissionais com tanta energia e positividade, traz um renovo para as ideias e vontades a serem conquistadas.
     

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Reencontro...

       Chamarei esta postagem de o reencontro...explicarei o porque.
       O meu encontro com a educação, surgiu em um momento em que fui procurada por uma mãe para dar aulas de reforço ao seu filho, que estudava na escola em que hoje estou. Naqueles momentos descobri que o ato de educar, de ver aquela criança aprender, fez com que eu percebesse que era isso que eu queria como base de formação e no futuro exercer na prática. Até aí tudo caminhava bem...
       Passei a cursar pedagogia, comecei a ensinar na educação infantil, me encantei por aqueles pequeninos cheios de curiosidades, de porquês, cheios de energia, e de capacidade. Percebi que não devemos limitar as nossas crianças, elas são capazes, basta lançarmos os desafios. Mas, nem tudo foram flores e pude observar no meio deste jardim os espinhos, onde menos esperei encontrar...e me decepcionei. 
       Então porque o REENCONTRO... 
     Andei por outra área, nada relacionada com o ambiente escolar, mas que ao mesmo tempo me fez conhecer uma pessoa que despertou novamente esse desejo de transferir e receber conhecimento, de voltar ao espaço da sala de aula. Gostaria de agradecer a você, Ana Cléa por ter me feito aquele convite em 2008, que me fez perceber que na educação é que me realizo, e por ter deixado um modelo de profissional apaixonado pelo que faz em minha mente, por ter desfeito o que um dia me mostraram como estereotipo de profissional, que acabou ocasionando a decepção. Consequentemente e nada mais lógico que essa profissional tivesse um grupo lindo, no qual tinha a sua marca de fazer educação em todos os sentidos, no afeto, no ensinar, no cuidar...Então, não poderia deixar de citar com muito carinho o nome dessas mulheres que me inspiraram, acabei colhendo um pouquinho de cada (digo pouquinho porque elas são muito mais do que citarei aqui).
   De você Ana Cléa, colhi pra mim o desejo de crescer, a bagagem que um dia quero ter de conhecimento... 
      De você Terezinha, a forma paciente que mostrava ter por seus alunos, e a habilidade com as artes...
      De você Cristiane, a capacidade e agilidade de planejar tudo com antecedência, de criar, inovar...
      E de você Jailma, a força e postura que naquela época já seria o ponto culminante para que hoje você estivesse onde está, exercendo com muita competência a posição de coordenar.
    Enfim meninas, há tempos queria mostrar o quanto vocês foram importantes para que hoje eu estivesse na condição de educadora, e mais apaixonada pelo que faço.
      Então para relembramos os velhos e bons tempos, nada melhor do que uma ilustração do que encontrei quando cheguei naquele espaço acolhedor, me senti como se já estivesse com vocês desde o começo. Abraços!





quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Muito trabalho, geram grandes conquistas!

Uma pequena homenagem ao espaço em que estou como educadora, a todos que fazem parte dessas conquistas, aos que zelam pela limpeza do ambiente escolar, as minhas amigas de profissão que sempre compartilham o que também trazem e fazem de bom em suas aulas, agora em especial a minha companheira de trabalho Mirella Feijão, a minha coordenadora Jailma Dias e a minha Diretora Lira Augusta. 


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Trabalhar valores nos dias atuais, acaba se tornando um desafio para nós educadores, em um mundo onde poucos se sensibilizam pela causa do outro.
Durante esses dias em sala, levantei questionamentos sobre o valor da alegria na vida de todos nós e para minha surpresa recebi como resposta, frases que me fizeram mais uma vez, acreditar que através da educação podemos mudar a realidade deste mundo.

Não é utopia, é vivência, vontade de mudança!

Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!"
Paulo Freire
Refletir sobre o sentido da educação principalmente nos dias atuais em que muito se dá ênfase aos conteúdos (não descarto nesta fala a importância dos mesmos), mas repenso minha condição de educadora quando percebo, ali, naquele pequeno espaço em que estou diariamente com seres em formação, cheios de questionamentos, de curiosidades, que a formação pessoal dessas crianças necessita com urgência de um olhar mais cuidadoso, reclamamos tanto de indisciplina, da falta dos valores básicos na formação de todo ser humano, e muitas vezes temos a oportunidade nas mãos de mudar, ou pelo menos deixar plantado uma sementinha de transformação que com o passar do tempo, pode vir a gerar frutos. Não é utopia, é vivência, vontade de mudança!É impregnar de sentido o que fazemos no nosso oficio de educar...
Obs: As fotos acima são um registro da turma do 5º ano da escola José Ermírio de Moraes, na qual sou professora. O Projeto Viver Valores estará sendo trabalhado durante o ano de 2012 em toda a escola, com o intuito de resgatar os valores éticos e humanos e a importância dos mesmos para o convívio social.