sábado, 11 de fevereiro de 2012

Reencontro...

       Chamarei esta postagem de o reencontro...explicarei o porque.
       O meu encontro com a educação, surgiu em um momento em que fui procurada por uma mãe para dar aulas de reforço ao seu filho, que estudava na escola em que hoje estou. Naqueles momentos descobri que o ato de educar, de ver aquela criança aprender, fez com que eu percebesse que era isso que eu queria como base de formação e no futuro exercer na prática. Até aí tudo caminhava bem...
       Passei a cursar pedagogia, comecei a ensinar na educação infantil, me encantei por aqueles pequeninos cheios de curiosidades, de porquês, cheios de energia, e de capacidade. Percebi que não devemos limitar as nossas crianças, elas são capazes, basta lançarmos os desafios. Mas, nem tudo foram flores e pude observar no meio deste jardim os espinhos, onde menos esperei encontrar...e me decepcionei. 
       Então porque o REENCONTRO... 
     Andei por outra área, nada relacionada com o ambiente escolar, mas que ao mesmo tempo me fez conhecer uma pessoa que despertou novamente esse desejo de transferir e receber conhecimento, de voltar ao espaço da sala de aula. Gostaria de agradecer a você, Ana Cléa por ter me feito aquele convite em 2008, que me fez perceber que na educação é que me realizo, e por ter deixado um modelo de profissional apaixonado pelo que faz em minha mente, por ter desfeito o que um dia me mostraram como estereotipo de profissional, que acabou ocasionando a decepção. Consequentemente e nada mais lógico que essa profissional tivesse um grupo lindo, no qual tinha a sua marca de fazer educação em todos os sentidos, no afeto, no ensinar, no cuidar...Então, não poderia deixar de citar com muito carinho o nome dessas mulheres que me inspiraram, acabei colhendo um pouquinho de cada (digo pouquinho porque elas são muito mais do que citarei aqui).
   De você Ana Cléa, colhi pra mim o desejo de crescer, a bagagem que um dia quero ter de conhecimento... 
      De você Terezinha, a forma paciente que mostrava ter por seus alunos, e a habilidade com as artes...
      De você Cristiane, a capacidade e agilidade de planejar tudo com antecedência, de criar, inovar...
      E de você Jailma, a força e postura que naquela época já seria o ponto culminante para que hoje você estivesse onde está, exercendo com muita competência a posição de coordenar.
    Enfim meninas, há tempos queria mostrar o quanto vocês foram importantes para que hoje eu estivesse na condição de educadora, e mais apaixonada pelo que faço.
      Então para relembramos os velhos e bons tempos, nada melhor do que uma ilustração do que encontrei quando cheguei naquele espaço acolhedor, me senti como se já estivesse com vocês desde o começo. Abraços!